Avaliação da inclusão parcial da silagem de girassol (Helianthus annuus, L.) sobre as características quantitativas da carcaça de bovinos terminados em confinamento

Alisson Marian Callegaro, Flânia Mônego Argenta, Tiago Schmidt, Luis Angelo Damian Pizzuti, Perla Cordeiro de Paula, Viviane Santos da Silva, Jonatas Cattelam, Dari Celestino Alves Filho, Leandro da Silva Freitas, Rafael Henrique Sachet, Emerson Dalla Chieza, Juarez Felisberto

Resumo


A utilização de silagem de girassol como mecanismos de redução de custos e garantia de maiores benefícios na alimentação de rebanhos vêm sendo de grande importância para os pecuaristas. O objetivo foi avaliar a inclusão da silagem de girassol sobre as características quantitativas da carcaça de bovinos terminados em confinamento. Foram utilizados nove novilhos cruzas Charolês x Nelore, em boxes individuais, alimentados com níveis crescentes de silagem de girassol em substituição à silagem de milho: 0%, 33% e 66%. A relação volumoso:concentrado foi 60:40, a dieta era isoprotéica e isoenergética. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso com três tratamentos e três repetições cada, sendo que o critério de bloqueamento foi o grupo genético. A percentagem da área do músculo Longissimus dorsi foi diferente (P<0,10) entre os tratamentos 0% de silagem de girassol e 33%, e não para o 66%. A espessura de gordura subcutânea não diferiu entre os tratamentos. A inclusão de silagem de girassol até 66% da dieta para novilhos confinados não provoca alterações significativas nas características quantitativas da carcaça, a não ser para área do músculo Longissimus dorsi.


Palavras-chave


área de olho de lombo, espessura de gordura, rendimento de carcaça, volumoso

Referências


BERG, R.T.; BUTTERFIELD, R.M. New concepts of cattle growth. Sydney: Sydney University Press, 1976. 240p.

CANESIN R.C. et al. Características da carcaça e da carne de novilhos mantidos em pastagem de capim-marandu submetidos a diferentes estratégias de suplementação. R. Bras. Zootec., v.35, n.6, p.2368-2375, 2006.

EUCLIDES FILHO, K.; EUCLIDES, V.P.B.; FIGUEIREDO, G.R. et al. Efeito da suplementação com concentrado sobre características de carcaça de bovinos Nelore. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 34., 1997, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1997a. p.326-327.

MÜLLER, L. Normas para avaliação de carcaças e concurso de carcaça de novilhos. 2.ed. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 1987. 31p.

MOLETTA, J.L. & RESTLE, J.. Características de carcaça de novilhos de diferentes grupos genéticos terminados em confinamento. Revista Brasileira de Zootecnia, v.25, n.5, p. 876-888, 1996a.

PRESTON, T.R.; WILLIS, M.B. Intensive beef production. 2.ed. Oxford: Pergammon, 1982. 527p.

RESTLE, J.; VAZ, F.N.; QUADROS, A.R.B. et al. Características de carcaça e da carne de novilhos de diferentes genótipos de Hereford x Nelore. Revista Brasileira de Zootecnia, v.28, n.6, p.1245-1251, 1999.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.