Composição corporal de energia e proteína de ovelhas da raça santa Inês aos 90 dias de gestação

Marcio Henrique Viana, Gilberto L. Macedo júnior, Túlio S. de Brito, Carolina Padovani, Wilma G. Faria, Fernando Antônio de Souza, Maria Izabel C. Ferreira, Luigi F. L. Cavalcanti, Monique M. da Fonseca, Iran Borges

Resumo


Este trabalho tem como objetivo avaliar a composição corporal de ovelhas da raça Santa Inês gestantes através do peso do animal, proteína bruta, extrato etéreo e minerais. Foram utilizadas 14 ovelhas gestantes da raça Santa Inês. Para o grupo de animais que receberam restrição nutricional, foram retirados 15% das exigências de energia e proteína segundo o NRC. Os grupos foram divididos em restritos e não restritos e ovelhas com um e dois fetos. Aos 90 dias de gestação os animais foram sacrificados e analisados. Além do peso dos animais sem útero e sem glândula mamária foram realizadas as análises de matéria seca, proteína bruta (PB), extrato etéreo e cinzas. O peso em gramas do AISU (animal inteiro sem útero gravídico) e AISUG (animal inteiro sem útero gravídico e sem glândula mamária) foi maior para os animais sem restrição nutricional. O tipo de gestação alterou o peso dos animais quando feito em g/kg de peso de corpo vazio tanto para os AISU quanto para os AISUG. Ovelhas com um feto apresentaram maior peso. O peso do útero gravídico dos animais com dois fetos foi maior. A deposição de proteína e energia para os AISU e AISUG seguiu a mesma tendência, verificado no animal como um todo, possivelmente provocado pelos mesmos fatores que reduziram a deposição de proteína sobre o corpo de ovelhas com um feto e restritas nutricionalmente.


Palavras-chave


Gestação, nutrição, ovelhas.

Referências


AGRICULTURAL RESEARCH COUNCIL (ARC) The nutrient requirements of farm livestock. London, 1980, 351 p.

GONZAGA NETO, S., SOBRINHO A. G. S., et al. Composição Corporal e Exigências Nutricionais de Proteína e Energia para Cordeiros Morada Nova. R. Bras. Zootec., v.34, n.6, p.2446-2456, 2005 (supl.)

NATIONAL RESEARCH COUNCIL - Nutrient requirement of sheeps: 6 ed. Washington: National Academy Press,1985. 99p

ROBINSON, J.J.; McDONALD, I.; FRASER, C. et al. Studies on reproduction in prolific ewes. 6. The efficiency of energy utilization for conceptus growth. Journal Agricultural Science Cambridge, v.94, p.331-338, 1980.

SILVA, D.J. e QUEIROZ, A.C. Análise de alimentos (Métodos químicos e biológicos). 3. ed. Viçosa:UFV, 2002.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.