Efeito da restrição nutricional e do tipo de gestação sobre a composição química do sangue, cabeça, patas e pele de ovelhas aos 130 dias de gestação (1)

Yuri Ida Benevides, Gilberto de Lima Macedo Junior, Maria Izabel Carneiro Ferreira, Veridiana Basoni da Silva, Wilma Gonçalves Faria, Fernando Antonio de Sousa, Carlos Augusto Alanis Clemente, Luigi Francis Lima Cavalcanti, Jula Liane Dias, Iran Borges

Resumo


O experimento foi conduzido na Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, nas dependências do Departamento de Zootecnia com o objetivo de determinar a composição química do sangue, cabeça, patas e pele de ovelhas aos 130 dias de gestação, simples ou gemelar. Foram utilizados 16 animais da raça Santa Inês, gestantes. As exigências nutricionais dos animais foram calculadas a partir do NRC (1985) obedecendo às recomendações preditas para consumo de matéria seca, energia (nutrientes digestíveis totais, NDT) e proteína bruta (PB). Para o grupo de animais que receberam restrição nutricional, foram retirados 15% das exigências em energia (NDT) e proteína bruta. A dieta era composta por farelo de Milho (Zea mays), farelo de soja (Glicine max), feno de Tifton picado e calcário. Não foram observadas diferenças na quantidade de proteína, gordura e energia no sangue das ovelhas. Ovelhas com um e dois fetos recebendo dieta restrita apresentaram menor quantidade de água presente no sangue. A quantidade de proteína, gordura, água, energia e minerais das patas e cabeça em g/kg de peso de corpo vazio foi menor para as ovelhas com gestação dupla. A quantidade de água presente na pele reduziu em ovelhas com dois fetos e não foram observadas diferenças na quantidade de energia e minerais na pele dos animais. A composição corporal do animal muda conforme o número de fetos e manejo nutricional, acarretando em alterações nas exigências em energia, proteína e minerais.

 

 


Palavras-chave


Exigências, energia, gestação,ovino, proteína

Referências


AGRICULTURAL RESEARCH COUNCIL (ARC) The nutrient requirements of farm livestock. London, 1980, 51 p.

GÜRTLER, H.; KETZ, H.-A., KOLB, E. Fisiologia Veterinária. 4.ed. Guanabara Koogan S.A., Rio de Janeiro: RJ 1984. 612p.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL - Nutrient requirement of sheeps: 6 ed. Washington: National Academy Press, 1985. 99p

SILVA, D.J.; QUEIROZ, A.C. Análise de alimentos (Métodos químicos e biológicos). 3. ed. Viçosa:UFV,


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.